segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Monarquia Absoluta


 
Durante a Idade Moderna, a Monarquia absoluta ou absolutista era muito comum, segundo a definição clássica, é a forma de governo onde o Monarca ou Rei exerce o poder absoluto, isto é, independente e superior ao de outros órgãos do Estado. Tem como principal característica o seu detentor estar acima de todos os outros poderes ou de concentrar em si os três poderes do constitucionalismo moderno.
 
A Inquisição

A Inquisição era um tribunal
eclesiástico destinado a defender a fé católica: vigiava, perseguia e condenava aqueles que fossem suspeitos de praticar outras religiões. Exercia também uma severa vigilância sobre o comportamento moral dos fiéis e censurava toda a produção cultural bem como resistia fortemente a todas as inovações científicas. Na verdade, a Igreja receava que as ideias inovadoras conduzissem os crentes à dúvida religiosa e à contestação da autoridade  do Papa.




A monarquia absoluta 



D. João V foi o único membro da realeza a ter poder no governo de Portugal.
Graças aos produtos do Brasil (açúcar, ouro e pedras preciosas) ele enriqueceu muito.

O terramoto de 1755-Vasco Sousa e Ana Pinto

Terramoto de 1755

O TERRAMOTO DE LISBOA ACONTECEU A 1 DE NOVEMBRO DE 1755.  
Em 1 de Novembro de 1755, por volta das 9:30 h da manhã, Lisboa foi atingida por um violento Terramoto. Acompanhado de um Maremoto e de um devastador incêndio que, segundo testemunhas, lavrou durante vários dias, provocou a destruição de grande parte da cidade com especial incidência na zona da Baixa. O número total de vítimas calcula-se entre os dez e os trinta mil mortos.